REDAÇÃO- Violência em Goiânia
A violência tem aumentado assustadoramente na capital Goiana, a ineficiência do poder publico em relação a esse assunto está fazendo com que a população fique cada vez mais insegura. O que nos leva a questionar o rumo que a nossa segurança publica esta tomando e também quais as causas e as soluções que devemos tomar para tratar a questão da violência.
Goiânia está entre as 40 capitais mais perigosas do mundo, sendo o Estado de Goiás considerado um dos 10 mais violentos do Brasil. Parte dessa violência é culpa do Governo, que não investe o suficiente na contratação de policias, na melhoria das condições de trabalho e integração de inteligência policial.
O aumento do numero de assassinatos chegaram em 2.576 em todo estado de Goiás em 2013, destes, 621 ocorreram em Goiânia. Mas isso não é um problema que deve ser analisado somente pelo ano passado. No final de 2012, foi publicada uma matéria no Jornal O Popular, que indicava a queda de 79,76% entre 2007 e 2011 nos investimentos na área de Segurança Pública em Goiás. Apesar do fato de que Goiás foi o segundo estado que mais investiu nessa, não é notória a diminuição nos índices de violência.
Mas por outro lado existe a falência do sistema judiciário brasileiro, cujas leis penais são ineficazes. De quê adianta uma polícia bem preparada pegar os bandidos para serem soltos pela justiça logo de imediato? Precisamos de uma reforma urgente em nosso código penal Brasileiro, e quem tem o poder de fazer isto, não é o sistema judiciário, mas o Poder Legislativo, composto por nossos ilustres Deputados e Senadores. Mas porque não fazem esta reforma? Talvez porque estão muito ocupados com leis que dão mais direito às “crianças e adolescentes” infratores, ou aos bandidos vítimas de justiceiros, ou para projetos de interesse econômico para grandes empresários e/ou parceiros políticos. Discussões como a Reforma Tributária, Política e Penal só ficam no discurso