redação universidade e ciencia
Entre os séculos XI e XV nasce a universidade como instituição associada à sociedade e à cultura da época. O ensino é executado pela igreja católica, ou seja, toda escola está ligada a ela.
Existe também aqueles que falam que a universidade propriamente dita nasceu na Itália e na França por meados de 1108. Os cursos ministrados eram de medicina, direito, teologia e filosofia. Os estudantes eram filhos de nobres. Existiam as escolas monásticas que visavam a formação de monges e as escolas episcopais, que visavam a formação do clero.
Do século XI até meados do século XIX foi a escolástica que predominava, com as escolas sempre ligadas a igreja, e em meados do século XIX o ensino passou a ser laico, ou seja, passou a ser visto como uma obrigação do estado.
A universidade renasce com a Universidade de Berlim que alia a verdade, a investigação e a pesquisa. Temos a universidade segundo o modelo de Humboldt que revoluciona todo o jeito de se fazer uma universidade, onde a ciência e a filosofia andam juntas. Esse novo modelo inspirou todo o mundo, e inspira todos ainda hoje. Esse modelo também mudou o jeito da universidade, que antes pregava o ensino e passa a prezar mais a pesquisa.
O ensino superior no Brasil começa de forma lenta com os jesuítas, só que o ensino era mais voltado para a catequese. Em 1808 com a chegada da família real nasceu o interesse de criar escolas de ensino superior no Brasil. Antes da proclamação da república em 1889 o ensino do Brasil se desenvolveu a passos lentos. Só no ano de 1909 que é criada a primeira universidade federal no Brasil.
No ano de 1968 o congresso nacional aprova a reforma universitária, impulsionado pela ditadura. Essa reforma vem com muitas