Metodologia cientifica
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia de Alimentos
EAF 109 - Pensamento Filosófico e Metodologia Científica
Pesquisa Científica
EAF 109 – Pensamento Filosófico e Metodologia Científica
9 de outubro de 2013
1. Entrevista “Publicação, Ciência, Cientistas e Redação”
No Brasil, a pesquisa científica ainda é pouco explorada, ou seja, ainda estão no caminho de se aprender como fazer pesquisas de boa qualidade. Apesar de haver áreas com uma grande capacidade de
Equação 1: Taxa de citações
escrever a níveis internacionais, outras já não tem essa facilidade, como a área relacionada à saúde.
A parte mais importante de uma pesquisa é a sua comunicação, e que na maioria das vezes é de difícil entendimento quando se tratando de um público em geral e isso esta relacionado à linguagem específica existente em cada tipo de área científica, assim, um artigo escrito por físicos poderá não ser totalmente compreendido por biólogos, por exemplo.
A forma de mostrar eficiência dos artigos publicados é fazer poucas publicações e ser muito citado por outros países. Conforme a Equação 1, o Brasil atinge a metade da taxa do 20º colocado e isso significa que o Brasil é pouco citado por outros cientistas.
Hoje em dia, as universidades brasileiras não visam à formação de um cientista e a pósgraduação foca somente em uma tese e não abre espaço para conhecimentos em diversas áreas, diferentemente dos grandes cientistas que têm conhecimento em várias áreas distintas.
Com isso, vemos a necessidade de uma formação universitária generalista, com mente aberta e crítica. A padronização dos conceitos para a produção de redações científicas de boa qualidade, usar conceitos corretos e observar as normas de publicação de cada revista.
2. Palestra “A Importância da Escrita na Vida do Cientista”
A palestra se inicia com uma pergunta pertinente: Pesquisador e cientista são a mesma coisa? E a