Redação sobre Psicologia Organizacional
Recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional.
Análise de funções, tarefas e ocupações aplicando testes e provas, realizando entrevistas, sondagens de aptidões, análise comportamental e desempenho pessoal.
Melhorias nas condições de trabalho
Aumento de desempenho.
Podem atuar na área de “criação e avaliação de ações de treinamento”, “desenvolvimento e educação”, “Planejamento de Gestão de Pessoas”, “Seleção de profissionais”, “planos de Ascenção profissional & orientação de carreira”.
Em termos de Bem-estar eles podem atuar em: na criação de programas de qualidade de vida, na prevenção de doenças ocupacionais, na formulação de estratégias para melhoria do clima organizacional e da satisfação dos empregados.
Participação nos projetos estratégicos das empresas para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos.
Normalmente atuam em todos subsistemas da Gestão de Pessoas, alguns exemplos: Analistas de Recursos Humanos ou Consultores Internos de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas ou Recrutamento e Seleção.
Psicologia Organizacional é o estudo do fator humano na organização. Onde ele a deve propiciar meio de o funcionário cumprir suas tarefas mantendo seu bem-estar e evoluindo junto com a organização.
Era inicialmente denominada como Psicologia Industrial.
23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional o que faz com que esta se torne a maior área da psicologia.
As principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional (a nomeação do problema que a empresa esta passando e sua solução).
Analisar cargos e salários;
Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários;
Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo);
Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;
Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;
Organizar um clima organizacional