ESTÁGIO BÁSICO III
Belo Horizonte
Relatório final da disciplina de Estágio básico III
“As diferentes abordagens nas supervisões”
Cinara Soares Guimarães Costa
5° - C – Manhã
Prof.: Walter
Supervisão do professor Wilson, assistida no dia 30/10/2013:
No primeiro acolhimento que assisti acompanhei o relato de uma supervisanda que atendia uma cliente que estava freqüentando as sessões somente por insistência de sua irmã, já que a mesma estaria brigando muito com sua família por namorar um garoto que não era bem aceito nem por sua Avó, nem por sua Tia. A supervisanda relatou ainda que o relacionamento da cliente com sua mãe era bom, mas que tantos problemas com o restante da família e a insistência de sua Tia a fizeram aceitar as sessões de terapia. Segundo a supervisanda a expectativa da cliente com relação às sessões era de que estas pudessem ajudá-la no relacionamento principalmente com sua Avó e Tia.
Após acompanhar a Supervisão e atentar para as orientações do professor Wilson, pude concluir que a análise existencial não se importa tanto com as denominações das patologias apontadas; mas sim com o que a pessoa realmente é. Ela tenta compreender o modo de ser de cada pessoa para que esta possa se desenvolver em cima daquele “problema” que está vivenciando.
Para o aprendizado é importante que se saiba de um diagnóstico, mas não para o tratamento, pois este se fundamenta principalmente na compreensão do ser humano, na atenção para a essência do Ser.
A Supervisão da abordagem existencial direciona seus supervisandos para que estes ajudem seus clientes a compreender aquilo que elas realmente são; e não “o que elas têm” (como patologia). A psicologia Existencial trata do desenvolvimento da pessoa para que ela possa se encontrar! Este é seu grande objetivo.
Supervisão da professora Hérika, assistida no dia 25/11/2013:
Na supervisão da abordagem comportamental que assisti, a supervisanda relatou o caso que está