Redação empresarial
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
I – INTRODUÇÃO
1. Conceituando Administração:
( Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos (Stoner, p.4.)
O que é Planejamento?
Veja o diálogo ilustrativo de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll:
Alice: Por favor, você poderia me dizer que caminho devo seguir?
Gato: Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.
Alice: Eu não me importo para onde.
Gato: Então não faz diferença o caminho a pegar
Planejamento é o processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizá-las. Inclui os seguintes passos: Análise da situação: qual é a situação em ternos externos (fatores sobre os quais não temos controle e nos afetam) e interna (nossas condições). Definição dos objetivos: o que queremos atingir. Esses objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis, realistas, desafiadores, baseados em consenso e situados no tempo. Definição das estratégias: como vamos agir para atingir os objetivos. Essas estratégias também têm de ter as mesmas características positivas dos objetivos. Plano de ação: ora, se já se sabe onde se quer chegar e como chegar lá, agora é preciso programas as atividades. Isso é dizer quem vai fazer o que e quando.
O que é Organizar?
Organizar é criar órgãos. Isto é: a) definir as atividades a serem feitas; b) agrupá-las em cargos (definições formais de conjuntos de atividades); c) definir quem vai fazer cada uma delas; d) definir autoridade e responsabilidades; e) definir linhas de comunicação entre os cargos; f) definir normas e regras para um trabalho eficiente. Sem isso as pessoas não sabem o que fazer, quando, como, a quem se dirigir... Impera a bagunça.
O que é Dirigir?
Dirigir é lidar com gente. É mostrar o rumo para as pessoas, liderá-las, buscar sua