Redação Empresarial
São Luís
2011
Trabalhando as ideias
No capítulo 3 do livro Redação Empresarial a autora demostra a relação do pensamento com as ideias, apresentando um estudo da expressão adequada, verificando como encontrar as ideias nucleares, encadeá-las e elaborá-las de maneira eficaz.
“Será que podemos encontrar técnicas para redigir e expressar as ideias, ou isto é uma arte, e poucos nascem com esse dom?”, questiona a autora. A resposta é que podemos determinar técnicas para expressar com clareza nossos pensamentos.
Técnicas para ordenação do pensamento de um texto é constituída basicamente por 3 (três) técnicas, fixação do objetivo, exposição de uma ideia e escolha vocabular.
1ª Técnica: fixação do objetivo
Fixar o objetivo para orientar o que se vai escrever sobre determinado assunto nada mais é que selecionar a linha de pensamento que estará em todo texto. Esse procedimento é fundamental para selecionar as ideias que serão apresentadas.
Essa primeira técnica pode ser simples na teoria, mas não é tão fácil de ser aplicada na prática, pois nosso pensamento segue caminhos variados, e por vezes, divergentes. A fixação do objetivo auxilia na seleção de ideias afins, se encarregando de exercer um controle do pensamento central do texto.
2ª Técnica: identificação da ideia-núcleo
A grande dificuldade de se entender de forma rápida os textos, em geral, é a mistura de várias ideias no mesmo, causando sua ineficácia. Por isso, para se alcançar o objetivo do texto é necessário passar sua ideia-núcleo, encarregada de organizar e orientar o desenvolvimento, do mesmo, fazendo-o de forma clara.
A falta de identificação da ideia-núcleo é a causa de mal-entendidos, desperdício de tempo e retrabalho, resultando em prejuízos à inteligibilidade do texto. Logo, devemos procurar evitar a