Redação empresarial
2011
São Paulo, agosto, 2011
O objetivo desta disciplina é promover a modernização nos texto empresarial. A comunicação empresarial tem como principio fundamental uma resposta objetiva àquilo que é transmitido. A essa característica dá-se o nome de eficácia. A eficácia do moderno texto empresarial equivale à forca da retórica antiga. O texto escrito deve ser percebido como um instrumento relacionado à função estratégica empresarial, de diversos ângulos: seja no aspecto motivacional, seja no econômico, evitando retrabalho e desperdício de tempo.
Linguagem oral e linguagem escrita Existe uma diferença de expressão entre o texto oral e o escrito. Em contato direto com o falante, a língua falada é mais espontânea, mais viva, mais concreta, menos preocupada com a gramática. Conta com vocabulário mais limitado, embora em permanente renovação. Já na linguagem escrita o contato entre quem escreve e quem lê é indireto; daí seu caráter mais abstrato, mais refletido; exige permanente esforço de elaboração e está mais sujeita aos preceitos gramaticais. O vocabulário caracteriza-se por ser mais conservador.
Quadro comparativo (KOCH, 2003:78) LINGUA ORAL LÍNGUA ESCRITA Contextualizada Descontextualizada Implícita Explícita Redundante Condensada Não planejada Planejada Predomínio pragmático Predomínio sintático Fragmentada, incompleta Não fragmentada, completa Pouco elaborada Elaborada Pequena freqüência de passividade Emprego de passiva Menor densidade lexical Maior densidade lexical A língua falada está provida de recursos extralingüísticos, contextuais – gestos, postura, expressões faciais que, por vezes, esclarecem ou complementam o sentido da comunicação. O interlocutor presente torna a língua falada mais alusiva, ao passo que a escrita