Redação Dissertativa
“A seca está assolando o Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, o prefeito já decretou Estado de Emergência, só possuem diesel para eletricidade para mais 30 dias no máximo, as balsas e barcos não sobem além de Santa Isabel do Rio Negro, em consequência, alguns produtos de alta rotatividade já estão faltando, como legumes, garrafões de água mineral, carne, frango, e outros produtos congelados...”
Jornal do Amazonas – 10/03/2007
São Gabriel da Cachoeira é um município do estado do Amazonas localizada na região da “Cabeça do Cachorro” a aproximadamente 900 quilômetros da capital Manaus. A população é dividida em índios, comerciantes e militares. Por se tratar de uma área de risco quanto ao narcotráfico e ocupação alheia da Amazônia, esse município se subdivide em três PEF’s(Pelotões de fronteira), que são as áreas ocupadas por militares que buscam a proteção da Amazônia em si, fora a cidade.
É um município um tanto distante da urbanização, e por não ter uma rodovia que a comunique diretamente, acaba dependendo de transportes a barcos e aviões. São por eles que o abastecimento alimentício, a energia elétrica, medicamentos, entre outros fatores importantes, dependem. Causando um transtorno na população perante a um “ estado de emergência” de raríssimo acontecimento.Até as forças Armadas já entraram para suprir o que tem feito mais falta na cidade e nos PEF’s, ajudando até no transporte de pessoas do município e PEF’s à capital.
Por se tratar de uma cidade que está em grande expansão e de grande distância, esse era um fato que deveria ter sido previsto pelo governo para se prevenir uma situação desconfortante. Os desfalques que apareceram foi pelo desenvolvimento exacerbado sem um acompanhamento direto do governo. A conscientização da população e o apoio das forças armadas também são válidas nessa situação, é preciso a união de todos para que saiam dessa situação sem maiores consequências.