Redação cientifica
Trabalho de Prática Civil
Direito: o que foi e o que será?
O direito representa um grande mecanismo de controle social. As leis ditam o caminho a ser seguido e penalizam aqueles que o descumprem. E, foi no interesse de dominar a lei, para poder ajudar as pessoas corretas e para afrontar as erradas que eu dei início ao curso.
Buscava um modo através do qual pudesse consertar o mundo, nem que fosse uma parte bem pequena dele. Além disso, almejava certo destaque profissional, com retornos financeiros que concederiam o benefício de poder ajudar outras pessoas.
Contudo, após trilhar o curso, vejo o direito apenas como uma linha mestra de manipulação da sociedade para atendimento de interesses políticos. Um instrumento que só é invocado, quando abarcado pelo interesse de quem o criou. Uma sombra que de forma mansa, paulatinamente impõe sua vontade sobre os alvos controlados. Servindo para manter a ordem e o progresso. Ordem, que protege os interesses de pessoas bem posicionadas na sociedade. E progresso, às custas da qualidade de vida de muitos, que são explorados sem ao menos saber da triste realidade que os cerca.
Também não vislumbro uma carreira de sucesso. Pois, a cada dia vejo a figura do advogado empregado, contratado sob a fachada de “associado”, trabalhando 12 ou mais horas por dia. E que cada vez mais abandona valores importantes, como a família e sua alegria de viver.
E não é que não tenha apreendido coisas importantes e lições valorosas com o direito. Acontece, que ao longo de cinco anos, tive minhas duas maiores expectativas frustradas. E aprendi a enxergar um lado do direito, que não gostaria que existisse. Então, embora saiba que ele estará presente em toda minha vida, não espero nada dele, a não ser uma mera casca