REDAÇÃO ACADEMICA
Os trabalhos escritos no período universitário tem a função de fazer o conhecimento circular, mas precisam seguir algumas regras. Pesquisadores e cientistas têm um modo específico de estruturar sua escrita. Seu texto busca promover a circulação do conhecimento, por meio da reflexão, da investigação, da crítica e da análise de questões científicas, artísticas ou filosóficas. Por isso, o redator tem pela frente mais do que o desafio de dominar o tema, testar hipóteses, sustentar suas conclusões e exercitar a leitura crítica. Deve relatar com clareza suas pesquisas e investigações, de modo que elas possam ser reproduzidas, nas mesmas condições, por pesquisadores que usem seu trabalho com referência. Mas constitui um gênero que, com o avanço da ciência no Brasil, é cada vez mais experimentado.
Principais tipos
Resenha Ensaio Monografia Tese Artigo científico
Características Principais de uma redação acadêmica (estrutura)
Os princípios básicos indispensáveis à redação científica, comuns a outras formas de escrita, podem ser resumidos nas seguintes características:
Introdução
Na introdução, ressalte a pertinência do trabalho, sua importância para a área, em que ele se afina com as preocupações do momento. Apresente o percurso do autor por meio da narrativa breve, enfocando só os fatos pertinentes.
Encadeamento lógico
O texto deve se desenvolver por meio de encadeamentos lógicos ou nexos argumentativos evidentes. Um texto prolixo, impreciso e desorganizado dificilmente prenderá a atenção do leitor e, portanto, não conseguirá convencê-lo das hipóteses defendidas e das teses sustentadas. Um texto que exige do leitor um enorme esforço de compreensão é, do ponto de vista demonstrativo, ineficaz.
Clareza
Uma redação é clara quando não deixa margem a interpretações diferentes da que o autor deseja comunicar. A linguagem rebuscada, cheia de termos desnecessários, desvia a atenção do leitor, servindo apenas para o