Just in time e Benchmarking.
Neste trabalho faremos a abordagem dos principais aspectos que tangem o tema JUST IN TIME (JIT) e Benchmarking.
O JIT nasceu no Japão, no início da década de 70 e os fatores principais que contribuíram para a criação deste método foram às adversidades enfrentadas por este país na época. O país, à época, havia saído de uma guerra, além de possuir poucos recursos, por sua geografia acidentada e montanhosa. Ainda possuía o agravante de ser um arquipélago, dificultando muito a logística e o transporte dos recursos a serem transportados.
Foi então a partir dessa época que um novo modelo de logística surgiu, este que talvez possa ser chamado de “modelo perfeito”, os motivos para tal denominação serão relatados na sequência.
O Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "desempenho" empresarial.
A participação de todos os colaboradores da organização na prática do benchmarking é de fundamental importância para a identificação das verdadeiras necessidades de melhoria na empresa. Através da visão crítica de todos os profissionais, analisando e comparando seus indicadores e processos com outras empresas do mercado, consegue-se obter excelentes resultados.
O JUST IN TIME (JIT)
O conceito de Just in Time é aplicado a Logística de forma que ofereça o melhor resultado na prestação de serviço visando o menor custo com a melhor qualidade do serviço.
Em seu conceito mais simplista, just-in-time significa produzir, com qualidade, bens e serviços, exatamente no momento em que são necessários, não gerando estoques causados pela produção antes do momento certo e nem atrasos, para não comprometer os prazos de entrega e a imagem da empresa. “O JIT visa atender à demanda instantaneamente, com