Redação Aborto
Sob uma vista social desse problema, o aborto é muitas vezes resolvido de acordo com a posição social do individuo a realizar esse ato. Isso se dá pelo fato de mulheres com um poder aquisitivo alto, viajarem para fora do país, praticarem o aborto de forma legal e bem sucedida em outras nações e retornarem sem serem julgadas de maneira alguma. Já as mulheres que não possuem uma renda que possibilite essa ação, tentam abortar ilegalmente correndo muitas vezes até risco de morte, acarretando assim um problema de saúde publica. Dessa forma, quando essa injustiça social ocorre, fere-se o principio da igualdade presente na constituição do país e se torna um motivo para que a prática do aborto seja descriminalizada.
Tendo em vista a questão ética, ao contrario do que a maior parte da população pensa, os Direitos Humanos não são injuriados ao se efetivar um aborto. Infere-se isso pelo fato de que um feto ainda não é um ser humano desenvolvido com direitos sociais e não tem a capacidade de exercer sua cidadania. Já a mulher, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tem o direito à vida e à liberdade de escolha. Logo, é inviável que o aborto seja algo criminalizado já que desrespeita os direitos de uma gestante.
Em síntese, o aborto deve ser descriminalizado, e para que isso se encaminhe para o caminho certo, o debate sobre o assunto na população deve ser ampliado e o estado deve realizar plebiscitos desvinculados dos preceitos religiosos já que o brasil é um pais laico. Dessa maneira pode –se encaminhar a nação ainda mais para o su