redaçao
• PROBLEMA: A atual onda de violência no Brasil e o envolvimento de menores nos crimes de grande repercussão vêm retomando a discussão pela redução da maioridade penal. Segundo estudiosos no assunto, grande parte da população assustada com o nível de violência e não pensando nas consequências futuras, vem defendendo a redução da maioridade. O papel da mídia também tem sido de grande relevância para uma formação equivocada da opinião pública. Diante do exposto, de que forma essa medida contribuiria para a diminuição da criminalidade e da violência na sociedade brasileira?
• INTERLOCUTOR: Ministério Público
• TESE: Sou totalmente a favor da redução da maioridade penal. Se uma pessoa de 16 ou 17 anos que mata, rouba, estupra, ou faz qualquer outra coisa que seja de má influência e que aos olhos das leis é errado, ela pode e deve sim arcar com as consequências. Assim como ela teve consciência para praticar tal ação maldosa ela terá consciência para arcar com os seus atos, que prejudicam de tal forma à sociedade. O brasil é um pais acomodado. O dinheiro é mal investido. Todos esses problemas que prejudicam à população se deve a falta de educação e disciplina. Se todo esse dinheiro fosse investido com justa repartição para cada necessidade, a população desenvolveria ainda mais o país
OBJETIVO: 1. Estudar a evolução da criminalidade e violência no Brasil.
2. Identificar os fatores que contribuem para a criminalidade e violência em nossa sociedade.
3. Avaliar os índices de criminalidade e sua relação com a faixa etária.
4. Avaliar o papel da mídia e o incentivo da mesma para a redução da maioridade penal.
• METODOLOGIA:
- A MAOIR IDADE PENAL INIBE ADOLESCENTES INFRATORES.
- INFRIGIR O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADLOLESCENTE.
-*COM A REDUÇÃO DA IDADE PENAL, HAVERÁ UM MAIOR NÚMERO DE INDIVÍDUOS PRESOS (MAIOR NÚMERO DE PESSOAS NAS PENITENCIÁRIOS)
-
• REFERENCIAS MINIMAS: