redaçao voto
Será que o voto obrigatório ainda atende as características do povo brasileiro?
Segundo a Constituição Federal, instituída em 1988 a obrigatoriedade do voto para os maiores de 18 e menores de 70 anos, desde que alfabetizados, exigência esta que persiste desde 1932. Sendo esta alvo de discussões no Congresso Nacional que visa fazer uma reforma eleitoral.
Sabemos que a atual Constituição é fruto de muitas lutas pela instituição da democracia neste país, pois à época, vivia sob a ditadura militar, regime que restringia vários direitos e garantias individuais. Por que um movimento vitorioso, que conseguiu institucionalizar a democracia e as liberdades individuais, permitiu a obrigatoriedade do voto para os seus cidadãos?
Historiadores e sociólogos argumentam que a obrigatoriedade do voto sobreviveu às fortes pressões desses movimentos em defesa das liberdades individual e da democracia. Contudo a maioria dos cidadãos ainda não estão maduros o suficiente para decidirem sobre seu direito de voto, ficando mais maleáveis aos políticos opressores.
Segundo a edição da Jus Navigandi (maior revista jurídica do Brasil) A obrigatoriedade do voto não é uma singularidade brasileira, pois Argentina, Austrália, Bélgica, França, México, Portugal, entre outros, adotam o voto obrigatório. Podemos em um primeiro momento, pensar que a adoção do voto facultativo no Brasil possui seu lado obscuro, pois poderia causar a falta de interesse da população em votar. Porem traria aos políticos grande preocupação em se reeleger, e a população só votaria em quem realmente merecesse, gerando esforço por parte dos nossos representantes políticos. Assim
A implementação do