Faculdade
Ao analisarmos e discutirmos sobre as aulas lecionadas pelas referidas professoras vimos que a metodologia das duas em relação à linguagem é transmitir o conhecimento buscando a interação com os alunos através de situações do dia a dia das crianças. Segundo os PCNs (1998, p. 40-41),
“Um texto produzido é sempre produzido a partir de determinado lugar, marcado por suas condições de produção. Não há como separar o sujeito, a história e o mundo das práticas de linguagem”.
Porém a professora da primeira aula buscou informações do cotidiano de seus alunos e mediou um texto coletivo para alcançar seu objetivo onde o foco principal era trabalhar os substantivos. Já Na segunda aula ouve uma contextualização, onde através de um conteúdo a professora trabalhou outros temas também do dia a dia das crianças de forma mais abrangente e discursiva, induzindo e provocando os alunos a participar da produção textual.
Em ambas as aulas se priorizam os usos sociais da língua, pois a mesma é um instrumento de comunicação onde os alunos são agentes sociais. O trabalho com textos é visto como algo essencial, que serve de instrumento fundamental para a aprendizagem.
Na primeira aula houve três motivações linguísticas, as quais foram a leitura, a produção e análise. As três práticas foram bem trabalhadas sendo que os alunos participaram do