REDA O TEMA Justi A Com As Pr Prias M Os
O Brasil é atualmente um estado sem lei; ninguém as respeita; ninguém as cumpre; estamos em estado de calamidade. Essa foi a abertura feita a poucos meses pelo jornalista Willian Waack no telejornal em que apresenta; aberturas atualmente comuns nos noticiários brasileiros, que trazem a cada dia um numero maior de crimes cometidos, sejam provenientes de jovens, adultos, idosos ou até mesmo pela própria polícia.
A política de desarmamento que tinha intenção de diminuir o número de homicídios no país falhou. Pessoas de bem continuam a serem atingidas com balas perdidas e bandidos continuam a exibir seus armamentos que são muitas vezes mais avançados que os da própria policia. A segurança pública no país se torna cada vez mais precária quando quem tem o dever de proteger os cidadãos de bem começa a praticar o crime; fato comprovado pelo grande número de policiais corruptos presentes no sistema e pela crescente falta de credibilidade oriundos da sociedade.
Diante do aumento da violência, impunidade, indignação gerada pela falta de segurança e movida pelo inflamado desejo de justiça, a população tende a fazê-la com as próprias mãos, usando como justificativa que o Estado é omisso e que estão apenas usando o direito de legítima defesa que lhes é dado na Constituição Federal. Defesa essa que não corrobora para que tamanhas atrocidades sejam cometidas, sejam elas contra quem for.
Sendo o Estado o único e exclusivamente responsável pela segurança da sociedade deve sempre zelar pela ordem, intervindo seja por meio de penas mais severas, aumento do número de policiais presentes nas ruas ou até mesmo a reformulação do sistema. Devendo ainda promover ações sistemáticas que sejam eficazes, para eliminar principalmente os crimes cometidos no sistema de segurança pública, voltando a ser um exemplo de cumprimento das leis que deve aplicar. Há ainda necessidade da sociedade entender que fazer justiça com as próprias