Recusos humanos
Mercado de trabalho - Ou mercado de emprego é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. Quanto maior o número de organizações, em determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades ou por categorias (como empresas metalúrgicas, de plásticos, bancos e financeiras etc.) ou ainda por regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte etc.). Cada um desses segmentos tem características próprias.
Emprego - significa a utilização do trabalho humano. É a situação da pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa em troca de remuneração. Em economia, o termo emprego designa o uso dos fatores de produção, que incluem a terra e o capital, além do trabalho. O conjunto de empregos representa o mercado de trabalho.
Já o desemprego significa a parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. O desemprego e o subemprego (emprego com remuneração muito baixa e sem as garantias trabalhistas) atingem principalmente os países em desenvolvimento.
O mercado de trabalho funciona em termos de oferta e procura, ou seja, disponibilidade de empregos e demanda de empregos, respectivamente.
O recrutamento de pessoal subentende, sempre, o mercado de trabalho. Recrutar significa chamar, atrair, ir ao encontro de pessoal que possua, pelo menos, qualidades mínimas capazes de atender às necessidades da empresa.
É importante que uma organização tenha um programa de recrutamento cuidadosamente planejado. Um recrutamento eficaz significa que houve determinação quanto às necessidades futuras; que foram identificados os tipos de mão-de-obra requeridos; que o valor de diferentes tipos de seleção, para