Recursos H Dricos
Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
A gestão dos recursos hídricos é um procedimento que visa adotar as melhores soluções no uso da água nas diferentes necessidades e na conversação do meio ambiente. Essa gestão deve se basear num planejamento pró-ativo que deve ter como principal objetivo a sustentabilidade e a otimização dos recursos financeiros.
A água, umas vezes extraída diretamente a partir de rios, lagos, outras vezes captada a partir de lençóis subterrâneos (aquíferos), é utilizada em múltiplas atividades humanas. Contudo, o seu consumo aumentou extraordinariamente a partir do séc. XX quer devido ao rápido crescimento da população mundial que ser verificou desde essa altura, quer devido ao progresso tecnológico ocorrido a partir de então. Com isto o homem passou a consumir atualmente 45 vezes mais água do que há 300 anos, isto se deve porque a água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, no: → Consumo doméstico
→ Agricultura
→ Atividades industriais A maior parte da água é gasta na agricultura (70%), seguida da indústria (20%) e no consumo doméstico (10%). No entanto, nas últimas décadas, o consumo de água nas zonas urbanas tem aumentado sendo o dever de cada cidadão poupar água. O aumento de água no consumo doméstico está relacionado com o aumento da população humana e com a melhoria das condições de higiene e saneamento básico. A redução do consumo doméstico de água é, no entanto, possível, desde que se adotem determinados hábitos que, no seu conjunto poderão representar um precioso contributo para a preservação deste recurso. Contudo, nas zonas urbanas, em alguns países, as perdas de água, por fugas nos sistemas de distribuição, representam 40% do volume inicial, pois estas redes são longas, aumentando assim o risco de perda.
Na agricultura, a procura de um aumento da produtividade agrícola, justificada pelas necessidades