Recursos tecnológicos na educação
Professora: Cátia C. Costa
Curso: História
Disciplina: Recursos tecnológicos na educação. Turma: 14411N
Aluno: Ygor da Silva Guerreiro
Fichamento: Informática e formação de professores.
“O conceito de paradigma de formação aqui entendido envolve uma concepção de continuidade, de processo. Não busca um produto completamente pronto, mas um movimento que se concretize através da reflexão na ação e da reflexão sobre a ação”. (p.107)
“Os programas de formação, tanto inicial como continuada, geralmente são estruturados de forma independente da prática desenvolvida nas instituições escolares e caracterizam-se por uma visão centralista, burocrática e certificativa ”. (p.108)
“Mesmo os alunos pertencentes a camadas menos favorecidas têm contato com recursos tecnológicos na rua, televisão, etc., e sua percepção sobre tais recursos é diferente da percepção de uma pessoa que cresceu numa época em que o convívio com a tecnologia era muito restrito”. (p.108-109)
“Mesmo o professor preparado para utilizar o computador para a construção do conhecimento é obrigado a questionar-se constantemente, pois com freqüência se vê diante de um equipamento cujos recursos não consegue dominar em totalidade”. (p.109)
“Mas isso só é possível quando é rompida a hierarquia doa processos tradicionais e se configura um movimento que entrelaçada em uma só rede a ação, a formação continuada e formação inicial”. (p.110)
“É necessário que, no processo de formação, haja vivências e reflexões com as duas abordagens de uso do computador no processo pedagógico (instrucionistas e construcionistas). E que sejam analisados seus limites e seu potencial, de forma a dar ao professor autonomia para decidir qual a abordagem com que vai trabalhar”. (p.111)
“Valente (1993c: 115) considera que o conhecimento necessário para que o professor assuma essa posição “não é adquirido através de um treinamento. É necessário um processo de formação” permanente,