Recursos tecnológicos de informação
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Metodologia da Investigação
Introdução
No âmbito da disciplina de Metodologia de Investigação realizámos um trabalho sobre a tecnologia nas bibliotecas. Os nossos objectivos eram verificar a evolução das fontes de informação e tecnologias e determinar a influência das tecnologias nas bibliotecas, saber se estas as completam ou as substituem.
O ponto principal do nosso trabalho foi a escolha de duas bibliotecas distintas: uma Biblioteca Municipal (a de Vila Nova de Paiva) e uma Biblioteca Universitária (a da Faculdade de Engenharia da UP). Optamos pelo estudo destas bibliotecas visto que a primeira é mais pequena e mais regional enquanto que a universitária é maior e é frequentada maioritariamente por estudantes universitários. O nosso interesse no contraste destas bibliotecas é apurar qual delas é a mais utilizada e com que fins, qual possui o maior avanço e recursos tecnológicos e as preferências dos utilizadores como por exemplo em relação aos livros e e-books.
Metodologia
Em relação à Metodologia utilizada inicialmente fomos influenciadas pelos métodos da tenacidade e da intuição porque no momento de formular as possíveis hipóteses acreditávamos que as diferenças iriam ser maiores e mais significativas num maior número de respostas, visto que uma biblioteca é urbana e a outra é mais rural. Mas usámos o método científico como forma de estudo para o nosso trabalho. Começámos por identificar o problema (como analisar e efectuar este estudo), o que nos levou a perceber que a melhor forma seria através de inquéritos por questionário. Foi a forma que achamos mais acessível para contactar os utilizadores, obter respostas, mais rápida e simples e menos dispendiosa. Devido a esta escolha tivemos de ser mais cuidadosas e rigorosas na concepção dos questionários. No momento de formulação das perguntas decidimos que as perguntas de identificação seriam anónimas. Preferimos usar