Recursos renováveis e não renováveis
As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.
A) DEFINIÇÃO DE RECURSOS RENOVÁVEIS E RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.
Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão. http://www.brasilescola.com/geografia/os-recursos-naturais.htm B) EXEMPLOS DE INSUMOS (MATERIAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS)
Materiais não renováveis:
carvão, o petróleo, o gás natural, muitos minerais e rochas..
Para evitar o desperdício e diminuir a produção de lixo devem-se utilizar materiais renováveis. Basicamente eles são feitos de compostos orgânicos, principalmente de derivados de plantas ou vegetais. Uma boa forma para utilizá-los é substituir as capas metálicas e plásticas dos aparelhos por esses derivados.
Uma iniciativa é a produção de celulares de madeira: é utilizada uma madeira resistente para evitar o uso de plástico. A empresa japonesa NTT Docomo já