Recursos naturais em portugal
É a capacidade produtiva da Terra e a possibilidade de usufruirmos dos seus recursos, (cultivo, pastagem, florestas e pesca) que são essenciais para o bom funcionamento da humanidade.
Pegada
Ecológica
Foi criada para que possamos compreender e moderar a quantidade de recursos naturais que usamos (e desperdiçamos) para mantermos o nosso actual modo de viver, e visa analisar até que ponto está o nosso estilo de vida enquadrado na capacidade e disponibilidade de recursos que a Terra ainda tem para nos oferecer.
“Planeta vivo
2010”
Relatório que descreve as alterações ao estado de conversação da biodiversidade do Planeta Terra.
WWF
Organização independente de conservação da natureza, com influência a nível mundial. Tem aproximadamente 5 milhões de apoiantes e está activa nos 5 continentes em vários países.
A WWF (World Wide Fund of
Nature) revelou no relatório
“Planeta Vivo 2010”, que
Portugal é o 39º país com maiores impactos no consumo de recursos naturais. Através deste relatório, podemos verificar que a pegada ecológica per capita de
Portugal em 2007, apresentava valores de 4,5 hectares, enquanto que a pegada
Mundial era de 2,7 hectares.
Indicadores:
• Índice do Planeta Vivo
• Pegada Ecológica
Se continuarmos com o nosso estilo de vida, em 2030 serão necessários 2 planetas
“O desafio colocado pelo relatório planeta vivo é bem claro. Precisamos de encontrar uma forma de satisfazer as necessidades de uma população crescente e cada vez mais próspera e, ao mesmo tempo, nos manter dentro dos limites dos recursos deste planeta, que é só um. Precisamos, todos nós, encontrar uma maneira de fazer melhores escolhas no que toca ao consumo e à forma como produzimos e usamos energia” Jim Leape
Críticas
ao Relatório “Planeta Vivo 2010”:
• Falta da explicação dos métodos e cálculos usados que levaram às conclusões apresentadas
• A impossibilidade de calcular o gasto de água na