Recursos Minerais
São considerados recursos naturais todos os bens da natureza que o ser humano utiliza: ar, água, solo, minérios entre outros.
Eles costumam ser classificados de dois modos: os recursos naturais renováveis, que são os que uma vez utilizados, podem ser repostos na natureza. E os recursos naturais não renováveis , são aqueles que se esgotam, que não podem ser repostos.
A ideia de conservação dos recursos naturais, entretanto, sempre deu margem a pelêmicas, pois aparentemente ela seria contrária ao desenvolvimento ou ao progresso meterial dos povos. É como se fosse necessário controlar ou paralisar o progresso para evitar o uso desenfreado dos recursos naturais, o que desagrada aqueles que priorizam o desenvolvimento econômico e social.
Conservacionismo é um movimento político, social, ciêntifico que tem como objetivo a proteção dos recursos naturais do planeta.
O desenvolvimento sustentável consiste numa utilização maior dos recursos renováveis, conservando os recursos não renováveis do nosso planeta Terra.
Na teoria, esse desenvolvimento sustentável parece fácil, mas na prática não é. A preservação liga-se à ideia de patrimônio cultural e ecológico de um Estado ou de toda a humanidade. Trata-se de paisagens naturais ou obras de cultura que possuem valor inestimável.
O estabelecimento de áreas tombadas representa um avanço na defesa da natureza e das obras artísticas.
A humanidade vem tomando consciência de que existe uma crise ambiental. O notável acúmulo de armamentos nucleares ocasionou sério risco de extermínio da humanidade. Muitos outros problemas podem ser lembrados. Um deles é a contaminação de alimentos por produtos químicos nocivos à saúde humana.
Um fato que ficou claro desde a década de 1970 é que o problema ambiental, embora possa apresentar diferenças nacionais e regionais, é antes de mais nada planetário ou global, pois a atmosféra é uma só no planeta todo, então não adianta trocar de país as empresas pois irá continuar contaminando