Recursos minerais metalicos
Existem dois tipos para classificar os recursos:
-Quanto à sua velocidade de reposição: os Recursos Renováveis que os podemos usar abundantemente porque não se esgotam, como é o caso do sol da água do vento, etc ... Não-Renováveis que como o nome indica, se esgotam com facilidade como os minerais, gás natural etc...
-Quanto à sua origem são classificados como Recursos: Hídricos, Minerais, Biológicos, Energéticos e Edáficos.
Crescimento Populacional/Impacte Ambiental
Ao longo dos anos tem-se verificado um aumento exponencial da população humana e uma crescente procura de bens o que provou uma sobreexploração dos recursos Naturais. Devido à sobreexploração dos Recursos, é provável que venha ocorrer o seu esgotamento e a acumulação de resíduos daí provenientes. Isto origina o Impacte Ambiental que são as consequências para a Natureza, das ações realizadas pelo Homem.
Minerais Metálicos: são recursos não renováveis, que provêm do subsolo e são essencialmente utilizados na indústria.
A concentração média de um determinado elemento químico na crusta terrestre designa-se por clarke e exprime-se em partes por milhão (ppm) ou gramas por tonelada (g/ton).
Utilidade dos Recursos
Como são explorados?
A principal atividade de exploração de minerais é a extraçao mmineira a partir de depósitos. O método de Lavra pode ser efectuado tanto na exploração em céu aberto como na de galerias e divide-se em três processos:
Perfuração: O minério é furado utilizando máquinas de perfuração hidráulicas, a perfuração é feita com diâmetro, comprimento e distâncias entre os furos previamente pensadas;
Desmonte: Os furos já feitos são preenchidos com explosivos que o faram detonar, fragmentando assim o minério;
Remoção: O minério assim fragmentado é transportado até à instalação de processamento.
Tipos de exploração
Consoante