recursos minerais
Beatriz duarte, cassandra caetano, filipe leal
Índice
Introdução_____Página 3
I-Os Recursos Minerais
Recursos Minerais-Página 5
Exploração Mineira-Página 6
Recursos Minerais em Portugal-Página 7
Consequências das Explorações Mineiras-Página 8
Utilizações dos Recursos Minerais-Páginas 9 e 10
II-Os Minerais da Região de Coimbra
Recursos Minerais da Região de Coimbra-Página 12
Pedra de Ançã-Página 15
Recursos minerais usados na construção e na escultura-Página 16
Monumentos-a partir da página 18
Conclusão-Página 27
Fontes de Pesquisa-Página 28
Introdução
Este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e inserido no tema “ Exploração sustentada de recursos geológicos”, está dividido em duas partes. Na primeira parte, vamos falar sobre os Recursos Minerais de uma forma geral (definição, exploração e utilização), na segunda parte falaremos sobre os Recursos Minerais característicos da zona de Coimbra e da sua utilização na construção de monumentos estatuários.
Para a sua realização, além de consultarmos diversas fontes de pesquisa, fizemos um roteiro pelos principais monumentos de Coimbra, incluindo o Museu da Mineralogia da Universidade de Coimbra, com a finalidade de comprovarmos a sua constituição mineralógica.
I-Os Recursos Minerais
Recursos Minerais
Os recursos minerais são acumulações de rochas e minerais que constituem a crusta terrestre e que, quando são economicamente rentáveis para o Homem, são designados por jazidas minerais. Estes recursos têm um longo período de formação (muitas vezes de milhões de anos), pelo que têm o risco de se esgotarem.
A abundância média de um elemento químico na crusta terrestre é designada por Clarke, sendo que, quando um elemento químico ocorre na Natureza concentrado num determinado local, com um teor superior ao seu