Recursos minerais de goiás
RECURSOS MINERAIS DE GOIÁS
Isael Alves Correia
Wilmer Saturnino
Antônio Lucas
Raniele Mota
Goiânia
Setembro/2010
Isael Alves Correia
Wilmer Saturnino
Antônio Lucas
Raniele Mota
RECURSOS MINERAIS DE GOIÁS
Trabalho academico apresentado ao curso de Química do Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGÜERA, sob orientação da professora Renata Leal, como requisito parcial para aprovação na disciplina de geologia.
Goiânia Setembro\2010
Apresentação
Toda a substância sólida, de origem inorgânica, homogênea e encontrada naturalmente na Terra é denominada mineral. Algumas substâncias líquidas, como petróleo, água mineral, entre outras, embora não classificadas exatamente como minerais, são comumente relacionadas a eles por apresentarem formas de ocorrência ligadas às formações rochosas.
Os minerais raramente aparecem isolados na natureza. Um mineral normalmente ocorre associado a outros minerais formando um agregado denominado de rocha.
Quando um mineral ou uma rocha assume importância econômica ou social, a porção utilizável passa a se chamada minério.
O beneficiamento ou tratamento primário do minério dá origem ao bem mineral, que conforme o caso poderá ser aproveitado imediatamente ou passará ainda por processos da indústria de transformação.
Os bens minerais pertencem à União que concede direitos de pesquisa e lavra as empresas de mineração legalmente constituídas. Esta concessão é feita pelo Departamento Nacional da Produção Mineral-DNPM, órgão federal do Ministério das Minas e Energia - MME.
Recursos Minerais de Goiás - Recursos Minerais compreendendo: pedras preciosas, minerais metálicos, não-metálicos, matérias-primas para a construção civil, recursos energéticos, água mineral, rochas calcárias, minerais industriais tipo de ocorrência (mina, depósito, ocorrência, garimpo) reunidos por municípios, microrregiões (IBGE) e regiões administrativas (SEPLAN-GO). Geológico e de Recursos