Recursos materias
2.5.1 Os Recursos
A administração de materiais visa garantir da existência de um estoque organizado de modo a nunca faltar nem um dos itens que o compõe. A administração de recursos escassos tem sido a maior preocupação de todos os envolvidos no processo de produção de uma empresa, tanto nas de bens tangíveis quanto nas de prestação de serviços. A empresa precisa ter cinco recursos essenciais ao seu favor, que são:
Materiais: estoque, matéria de uso e consumo, matéria-prima, embalagens, produtos acabados, material de manutenção;
Patrimoniais: equipamentos, instalações, maquinas, moveis, veículos, utensílios e clientes;
Capital: investimentos, dinheiro e credito;
Humanos: sócios, gestores, colaboradores (conhecimento, treinamento, direcionamento, incentivo, liderança, punição, contratação e conscientização);
Tecnológicos: automação, mecanização (robótica), aquisição uso e atualização de hardware e software.
2.5.2. Administração de Matérias
A administração de matérias procura sempre identificar medidas de seu desempenho, onde a empresa busca sempre identificar as tendências futuras mais importantes. A administrar matérias é fazer um exercício de analista, provedor, pesquisador e programador. Por tanto a empresa tem que se colocar-se como um organismo viável a todos que dela participam.
2.5.3. Desempenho
Medida de desempenho é responsável por medir o qual o grau de assertividade de uma determinada área, com relação sempre aos objetivos traçados, para poder atuar sobre os desafios em relação a ele. Seu conceito deve sempre possibilitar uma tomada de decisão.
2.5.4. Enfoques
Os enfoques são os sistemas de controle e informação e processos.
2.5.5. Principais Técnicas de Administração de Materiais
Fornecedor preferencial: homologação dos fornecedores de garantia de qualidade. Uma forte relação de parceria, o que faz com que se tenha pouco, mais sim fornecedores de qualidade e confiança;