Recursos Materias e Patrimoniais
O aluno, então, deve estar se perguntando: como esta disciplina se envolve nesse processo? Então, podemos responder que, para que esse fluxo citado anteriormente funcione bem, há a necessidade de se pensar em estoque, gerenciá-lo de maneira a custar menos e torná-lo mais eficiente, garantindo matéria-prima para produzir e produtos para vender.
Competição, portanto, é a palavra de ordem nas organizações na era da globalização. Ser competitivo é questão de sobrevivência. O processo de competição durante muito tempo focou-se no produto ou serviço propriamente dito. Era um período em que qualidade era o diferencial. Com a evolução da sociedade, o conceito de qualidade foi se ampliando, saindo da esfera do produto e sendo mais abstrato, mais um conceito subjetivo, que pode variar de grupo para grupo.
Com essa percepção, a inserção de serviços diferenciados para encantar o cliente passou a ser mais comum, quase que uma questão de sobrevivência, pois o produto com qualidade agregada passa a ser uma obrigação e não um diferencial, é o mínimo que o cliente espera.
Nesse sentido, esta disciplina busca demonstrar a maneira por que se dá a gestão de recursos materiais e patrimoniais, detalhando o papel dos estoques em uma organização. Busca, ainda, fazer integração com o processo de compras, além de conceituar e demonstrar formas de gerenciamento para que se alcancem os objetivos esperados. A disciplina abordará todos os recursos existentes em uma empresa como: humanos,