Recursos materiais e patrimoniais
São conjuntos de riquezas que podem ser explorados economicamente pelas empresas, constituindo a plataforma que a empresa utiliza para produzir algo ou prestar um serviço ao cliente.
RECURSOS MATERIAIS – São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias para construção ou elaboração de seu produto final.
RECUROS PATRIMONIAIS – Recursos que a empresa utiliza na consecução de seu objetivo social, utilizados nas operações do dia-a-dia, mas que são adquiridos esporadicamente, como instalações, máquinas, equipamentos, terreno, etc.
RECURSOS DE CAPITAL OU FINANCEIRO – Sob a forma de numerários, é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos.
RECURSOS HUMANOS – Constituem toda forma de atividade humana dentro da empresa. Ultrapassa o conceito do fator de produção denominado trabalho, pois enquanto este se refere especificamente à mão-de-obra, atividade manual ou braçal pelo homem no processo produtivo, os recursos humanos se referem a toda e qualquer atividade humana seja ela mental, conceitual, verbal, decisória, social, como também manual e braçal.
RECURSOS TECNOLÓGICOS –
A tecnologia é o corpo de conhecimentos como o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços. Então, da mesma forma que temos de gerenciar materiais, patrimônio, recursos humanos e de capital, temos de gerir o conhecimento dentro das empresas. Isso significa saber como ele é adquirido, como se aprimora e como é transmitido, aplicado e preservado. O conhecimento é parte da cultura da empresa e os fatos tem demonstrado que ele não é de nenhuma forma ilimitado, isto é,