Recursos hidrográficos brasileiros
O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Além disso, aproximadamente 80% do aquífero Guarani (maior reserva subterrânea do mundo) encontra-se em seu território.
Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o território, proporcionam elevados índices pluviométricos. A sua localização e sua extensão territorial também ajudam na abundância. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares. A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída: aproximadamente, 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.
Recursos hídricos brasileiros e suas utilizações
A água tem muito uso na indústria, mas o Brasil prioriza o seu uso na agropecuária. Seja para irrigação de culturas, dessedentação e higiene nas criações extensivas e intensivas de espécies de pecuária tradicional, ou avinocultura e suinocultura. Já o uso doméstico responde apenas por 20% da água.
Bacias Hidrográficas
Bacia Hidrográfica Amazônica
É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial.
Bacia Hidrográfica do São Francisco
Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios