Recursos fisioterapeuticos na ortopedia
São utilizados na Traumato-ortopédica recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados temos: TENS (estimulação elétrica transcutânea),FES(estimulação elétrica funcional) EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho, ultra-som. Na terapia manual são utilizadas técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.
Para completa reabilitação na Traumato-ortopédica são utilizados os exercícios cinésioterápicos com o intuito de melhor a amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar propriocepção e por fim retorno às atividades.
Cinesioterapia: A cinesioterapia quer dizer o seguinte: cinesio = movimento, sendo assim entendida como a terapia pelo movimento. A cinesioterapia usa os movimentos naturais do corpo para a recuperação funcional das patologias osteoarticulares e músculo-esqueléticas a fim de restaurar o movimento natural e homeostasia corporal.
TENS:
Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea é o método de estimulação dos nervosos periféricos através de eletrodos acoplados à pele com fins terapêuticos. É uma corrente analgésica, ela atua nos sistemas modulares da dor, aumentando sua tolerância à dor causando uma analgesia. Segundo o Doutor Rinaldo Guirro , a estimulação elétrica nervosa transcutânea é um valioso recurso físico para o alívio somático da dor , seja ela proveniente de lesões agudas ou mesmo decorrentes de processos crônicos.
FES: A técnica FES, estimulação elétrica funcional tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o motoneurônio, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo. Este sincronismo promove uma contração eficiente, mas é necessário treinamento específico, a fim de evitar a fadiga