Recursos do Subsolo
A Localização Geográfica Em Portugal Continental, há 3 unidades geomorfológicas onde se encontram os diferentes tipos de recursos minerais: Maciço Antigo, Bacia Sedimentar do Tejo e do Sado e Orlas Mesocenozoicas. O Maciço Antigo é a unidade mais antiga e mais extensa, que ocupa cerca de sete décimos do território continental; contém a maioria das jazidas minerais, destacando-se: as de minerais metálicos, como cobre, volfrâmio, ferro e estanho, as de minerais energéticos, como urânio, rochas ornamentais, como mármore e granito. A Bacia Sedimentar do Tejo e do Sado é constituída por rochas sedimentares, como areia, cascalho, argila e algum calcário, contém também a maioria das jazidas. As Orlas Mesocenozoicas têm uma constituição parecida ou igual à da Bacia Sedimentar do Tejo e do Sado e contém também a maioria das jazidas de minerais não metálicos e rochas industriais.
A importância do setor mineiro O setor mineiro tem registado uma tendência de crescimento, ao nível do valor da produção, resultante do aumento mais significativo nos minérios metálicos. O setor mineiro permite a criação de postos de trabalho nas áreas rurais e permite também a melhoria de infraestruturas locais.
As desigualdades na distribuição e consumo de energia O aumento do consumo acentuou-se na 2ª década do século XX. As causas doo crescente consumo têm estado associados a: modernização da agricultura; expansão industrial; ao crescimento demográfico; desenvolvimento dos transportes; crescente urbanização e melhoria do nível de vida, sobretudo nos países desenvolvidos. Portugal tem registado também um aumento do consumo de energia e isso notou-se a partir de 2005.
As desigualdades de consumo de energia Há um maior consumo de energia nas regiões mais desenvolvidas porque houve um crescente aumento na urbanização, devido também à expansão industrial e também tem mais infraestruturas. Nas áreas rurais há pouco consumo de energia.
Os