Recursos do subsolo
A. História do Planeta e de Portugal
Era Pré Primária: Era onde uma parte de Portugal se começou a formar.
Era Primária: É caracterizada como uma era com muitas alterações à face da terra. A orogenia que mais se fez sentir foi a Hercínica -> criaram-se as zonas montanhosas do norte “Serra da Estrela”.
Era secundária:
– Considerava-se como uma era pacífica. Não existiram grandes formações na Terra. Formaram-se zonas aplanadas, devido a actuação dos agentes erosivos . Os agentes erosivos criaram as orlas sedimentares. Os ventos depositaram os materiais das zonas montanhosas do norte nas orlas sedimentares.
Era Terciária:
– Foi uma era de convulsões. Uma das orogenias mais importantes foi a Alpina, que tal como o nome indica, originou os Alpes-> criaram-se zonas montanhosas na orla ocidental, devido à orogenia Alpina (Serra de Sintra).
Era Quaternária:
– Foi uma era pacífica, sem grandes convulsões. Foi nesta era que começou a história do homem. É caracterizada como uma era pacífica, mas com tendência a mudar devido às variações climatéricas que se fazem sentir -> os agentes erosivos criaram as zonas planas das bacias do Tejo e Sado.
B. Unidades geomorfológicas de Portugal
Maciço Antigo/ Hespérico
É a unidade mais antiga. Ocupa a maior parte do território nacional e apresenta uma grande variedade de rochas muito antigas e de grande dureza como o granito e o xisto.
A norte – predominam os conjuntos montanhosos, planaltos e vales.
A sul – estende-se a vasta planície alentejana – superfície levemente ondulada e de baixa altitude.
Orlas Sedimentares
– Antigas áreas deprimidas onde se foram acumulando numerosos sedimentos, pelo que a diversidade geológica é menor. Predominam as rochas sedimentares – areias, argilas, calcários e arenitos) .Orla Ocidental:
Estende-se ao longo do litoral. É constituída no norte por planícies sedimentares e no sul com zonas mais montanhosas.
Orla meridional
Ocupa a faixa litoral do