Recursos do sub-solo
Definir recurso:
Bem oferecido pela natureza que a população de um país pode explorar ou aproveitar nomeadamente a água, os solos e as riquezas de subsolo.
Recursos naturais:
Riqueza disponível na natureza nomeadamente a água, os solos, a vegetação e os subsolos, e que podem ser aproveitados ou explorados para utilização em diversas atividades humanas.
Indicar como se subdividem os recursos naturais: Geológicos, climáticos, hídricos e biológicos:
Geológicos ou de subsolo – recursos que podem ter duas finalidades, a produção de energia (combustíveis fósseis ex: petróleo, gás natural e carvão) ou então podem ser minerais ou rochas que irão ser transformados pelas indústrias, as chamadas as matérias-primas.
Climáticos – Recursos que estão associados aos elementos climáticos (ex: vento e sol que vão dar origem às energias eólica e solar, entre outras)
Hídrico – Reservatórios de água que podem ser potencialmente úteis ao homem para as suas atividades (uso doméstico, agrícola, industrial, etc.). Depreende-se que se fala somente em água doce, a qual existe em percentagem muito pequena disponível para consumo humano.
Biológicos – São disponibilizados pela vegetação existente à superfície (a madeira, as plantas medicinais e a biomassa), pela fauna (a vida selvagem e a pesca) e pelo solo (a turfa).
Indicar como se subdividem os recursos geológicos: energéticos e matérias-primas:
Recursos energéticos – elemento com o qual se pode obter energia. Os recursos energéticos podem ser não renováveis (carvão, petróleo,..) e renováveis (energia solar, eólica, geotérmica,…).
Matérias-primas – matéria em bruto fornecida pela extração mineira ou pela exploração florestal e agropecuária; é transformada pela indústria para fabricar produtos semiacabados e acabados. São também considerados matérias-primas o carvão, o petróleo e o gás natural que ainda hoje se utilizam para transformar matérias-primas.
Recurso renovável – recursos naturais