Recuperação vale do rio doce
O artigo Instituto Terra investe na recuperação ambiental do Vale do Rio Doce. Disponível em http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=544 – acessado em 20.07.2012 -, traz um relato sobre a experiência do fotógrafo Sebastião Salgado na recuperação de áreas degradadas numa região do estado de Minas Gerais.
Propõe-se aos alunos a leitura do artigo, publicado no sítio da ONG Instituto
Socioambiental, e que respondam às seguintes questões:
1. A recuperação ambiental de áreas degradadas, seja no meio urbano, seja no meio rural, é fundamental para a restauração dos ecossistemas e do equilíbrio ecológico anteriormente existente. Como iniciativas desta natureza, abordada no artigo, contribuem para esta recuperação, sendo que área de recuperação alcançada ainda é pequena (se comparada às dimensões do Vale do rio Doce)?
R.: Contribuem com a recuperação do local seguindo um plano de expansão; no texto diz que o projeto, a princípio, é uma referencia para futuras contaminações positivas de todo o Vale do Rio Doce, ou seja, parte de um ponto inicial, como em um efeito caracol até atingir o máximo do objetivo, que é a conscientização sobre a sustentabilidade, através desse ato simbólico de recuperação, portanto acredito que essa iniciativa contribui com a base, com um novo modo de se ver o meio ambiente e de colher os frutos de sua preservação.
2. Num caso como este, descrito no artigo, como seriam estruturadas as etapas previstas na metodologia apresentada neste módulo do curso (diagnóstico, análise e solução)? Ilustre e justifique a resposta.
R.: A fase de Análise, toda a localidade terá de ser avaliada para se observar elementos estranhos daquele ambiente, para saber o poluente em questão, identificar as fontes de poluição, cenários e etc...
No Diagnóstico a comprovação das pesquisas será determinante, onde deverá a poluição ser detalhadamente diagnosticada por exames, descrevendo os elementos químicos, ou qualquer outro