Recuperação de áreas degradadas
Levantamento de pragas na plantação de algodão na Fazenda da Paz, localizada em Campo Novo dos Parecis-MT. O levantamento foi feito no período de cinco dias, em uma área de cinco hectares da plantação, capturando espécies de insetos que estão prejudicando-a. A Avaliação foi feita pelos Técnicos em Meio Ambiente, Aline, Luana, Janderson , Elaine e Edilene, com a orientação do Biólogo Abílio Luiz, o objetivo geral é pesquisar os insetos e controlar a espécie que mais prejudica a plantação.
1º Etapa- Buscamos o material de apoio como, aluguel de uma caminhonete, combustível, GPS, pranchetas, blocos de folhas para anotação, canetas, trenas, réguas, calculadoras, sabonete mata-cura, água e frutas. Adquirimos também o material metodológico para coleta como, Armadilha, pinça, recipiente de coleta, formol, álcool 70, alfinete entomológico, lâmpada florescente, sabão, tela de funil, bateria de energia. Dividimos as despesas dos materiais em partes iguais, entre os seis componentes da equipe, ficando o valor individual em setenta e cinco reais, e o valor total em novecentos reais.
2º Etapa- Chegando ao local, montamos uma base de apoio e dividimos a equipe de cinco pessoas entre os técnicos para delimitar a área de pesquisa, cada individuo analisou um hectare. No trabalho do espaço geográfico demarcado, cada individuo montou seu kit de armadilha, fazendo uso do equipamento luminoso, de tela de funil carregado por bateria e deixando no local estratégico no período de cinco horas. Passado o tempo previsto cada um recolheu os insetos aprendidos, trazendo-os para base; juntamos a equipe com o orientador biólogo para analise dos insetos encontrados. Após varias analises e observações, concluímos que o inseto de nome Anthonomus conhecido popularmente como Bicudo é o de maior proporção e o causador dos problemas no momento, nas folhas do algodão.