recrutamento
GRUPO E
SENSIBILIZAÇÃO
Extraído do livro
Introduçao ao Estudo da Pedagogia Espírita
Walter O.Alves - Ed.: IDE
DINÂMICAS DE GRUPO E
SENSIBILIZAÇÃO
S
ENSIBILIZAÇÃO
A
presentamos neste item algumas técnicas de sensibilização, como exemplo de atividades que poderão ser utilizadas nos diversos momentos de nossos estudos, com as crianças e jovens.
ENTREVISTA
Objetivo: Integração e conhecimento do outro.Para o início de atividades de um grupo, onde os elementos ainda não se conhecem.
Material: Nenhum
Procedimento: Dividir o grupo em duplas. Cada um entrevistará seu parceiro durante 2 ou 3 minutos: nome, origem, características pessoais, o que faz, seus ideais, etc. A seguir, em círculo, cada um apresentará o seu parceiro, falando sobre ele.
169
ABRAÇOS
Objetivos: Sensibilizar, “quebrando o gelo” e despertando a amizade.
Materiais: Toca fitas ou CD
Procedimento: Todos de pé. Enquando ouvem uma música, tentarão despertar o máximo de sentimentos bons em seu coração. Quando se sentirem prontos, sem nenhum sinal prévio, deverão abraçar os amigos, tentando dividir e transmitir esse sentimento aos demais.
Não será necessária avaliação ou comentários finais.
EMOÇÕES
Objetivos: Sensibilizar e despertar o sentimento de amizade e de amor.
Materiais: Toca fitas ou CD
Procedimento: Variação da técnica anterior. Todos em pé, de olhos fechados. Informar que será colocada uma música, e que todos deverão caminhar aleatoriamente falando a palavra “emoções”. Ao tocar em outra pessoa, ambos deverão darem-se as mãos. Quando estiver com as duas mãos ocupadas parar de falar. A voz orientará as pessoas para procurarem o outro e dar as mãos.
Durante a música, segurando as mãos de seus amigos, deverão “tirar” os bons sentimentos do próprio coração. Quando a música parar, abrir os olhos e comunicar esse sentimento às pessoas a sua volta, da maneira que achar melhor. Deixe a música tocar até o final.
Nenhum comentário será