Questões respondidas sobre uma Visita Técnica ao TECON
1. Estrutura Organizacional;
Por ser uma S/A e fazer parte do grupo ICTSI, o TECON SUAPE possui um Conselho de Administração e localmente sua estrutura é formada por uma presidência, 3 diretorias, 1 assessoria, 6 gerências, as quais são subdivididas em supervisões e chefias.
2. Estrutura de Operações;
O TECON é um terminal de containers, que é a interface entre o transporte aquaviário e o transporte terrestre. Seja ele rodoviário ou Ferroviário. Além disso, realiza a transferência de cargas entre navios de grande e pequeno porte. Sua estrutura de operações é dividida em 3 etapas:
Operação de Gate: Controles de acesso, entrada e saída, do pessoal, caminhões e containers.
Operação de Pátio: É a etapa que gerencia as operações de recebimento e entrega de containers tanto nos Gates como nos navios. É o início e termino de todas as operações pois o que vem do gate ou dos navios vai para o pátio assim como o que sai do pátio vai para o gate ou para os navios. É onde tem maior controle e gerenciamento.
Operação de Cais: São as operações de Navios, tem que programar e entender cada caso.
3. Tipo de transporte mais utilizado para a prestação de serviço;
O Transporte mais utilizado são navios de grande e pequeno porte na prestação de serviço.
Apesar de haver um grande movimento de transporte rodoviário este é contratado, pelos clientes, como parte integrante para o recebimento e entrega de mercadorias, assim como o transporte ferroviário que é responsável por uma pequena fatia do mercado.
Antevento o crescimento acelerado do transporte marítimo TECON teve que se preparar para receber navios de grande porte que passariam a passar pelo porto de SUAPE. Devido às alterações realizadas no canal do Panamá que foram planejadas para solucionar o problema de limitação daquele canal.
Com a visão de crescimento da indústria de navegação foi percebido