recrutamento interno
O recrutamento interno tem como objetivo valorizar o capital humano dentro das organizações, por meio de promoção ou transferência de funcionários
Ana Paula, 6 de junho de 2012
inCompartilhar
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar o recrutamento interno como fator para motivar os funcionários.
O recrutamento interno tem como objetivo valorizar o capital humano dentro das organizações, por meio de promoção ou transferência de funcionários. É a valorização dos recursos internos. O processo de recrutamento interno estimula os funcionários a se aperfeiçoar, devido à possibilidade de crescimento.
"A Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta". (ROBBINS, 2005, p.132). É um desafio entre os conceitos da sociedade e questão estrutural das organizações. Existem varias formas de motivar os funcionários, entre elas estão o recrutamento interno, um processo positivo para o desenvolvimento da organização.
Devido as constantes mudanças no cenário empresarial, as organizações se deparam com vários desafios, principalmente quando se trata de motivar os funcionários. O setor de recursos humanos tem buscado alternativas tais como recrutamento interno como um diferencial. Diante dessa afirmação, pergunta-se: o processo de recrutamento interno proporciona motivação entre os funcionários?
Para tal pergunta presume-se que o recrutamento interno proporciona satisfação e, consequentemente, motivação para os colaboradores, assim a organização será beneficiada, pois quando o funcionário está motivado sua produtividade e qualidade é maior.
1 RECURSOS HUMANOS E MOTIVAÇÃO
1.1 História dos Recursos Humanos
Após o impacto da revolução industrial, foram registradas visões e fases de gestões administrativas, as quais obedecem a uma ordem cronológica.
As primeiras são as abordagens clássicas, cuja