recruta 27
Então Ozeis respondeu:
-Sim. Do que se trata?
-Você foi aprovado nos testes para o Núcleo Preparatório de oficiais da reserva (NPOR) e deve se apresentar no 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, no início de janeiro, para cumprir o serviço militar. *ALISTAMENTO
Aquela notícia era surpreendente. Alguns meses antes, Ozeias avia se apresentado a uma junta de alistamento para cumprir a lei brasileira que diz que ao jovem (homem), no ano que completar 18 anos deve se apresentar para cumprir o serviço militar. Mas antes teria que fazer testes físicos e psicológicos, no qual Ozeias passou.
Ele tinha deixado sua terra natal, o estado de Goiás, para estudar no IPAE, tendo ali chegado em 1973. Durante dois anos Ozeias cursou o ensino médio naquele internato. Antes de concluir o curso, teve que apresentar à junta de serviço militar.
Como ele estava prestes a concluir o ensino médio, foi escolido, entre os demais inscritos para o serviço militar, em 1975, para fazer as provas para o NPOR. Esse curso de oficiais da reserva para o Exército.
Ozeias procurou dar o seu melhor nas provas de conhecimento geral e nas de resistência física, pois pesava em sua conciência errar, de forma deliberada, para ser dispensado do serviço militar. O mesmo aconteceu com a prova oftamológica: ao avistar as letras, mencionou corretamente o nome de cada uma.