ossetia
Legislação de recrutamento e as práticas nacionais
Todos os cidadãos do sexo masculino e residentes no país com idades entre 18-27 são sujeitos ao serviço militar obrigatório. O serviço militar é durante 18 meses. Mulheres e homens nas reservas depois de completar o serviço obrigatório, podem se juntar ao exército em uma base profissional com um contrato de quatro anos. A Geórgia planeja mudar para um exército inteiramente não recruta até o final de 2009. O aumento dos custos foi estimado em 4.226 dólares EUA para o custo anual de cada soldado não recruta em comparação com os EUA $ 1.001 para cada recruta.
Escolas de formação militar e militares
As escolas militares que antes existiam na Geórgia não estão mais em operação e não havia educação militar nas mesmas.
O governo apoiou fortemente e totalmente financiado uma série de Camps Patriot em todo o país, que oferecia programas de dez dias para ajudar no manuseio de armas, o desporto e treinamento de liderança para jovens (masculino e feminino) com idades entre 15 e 20 anos. Manipulação de armas, incluindo armas automáticas, foi ensinado por treinadores militares. Em 2005, 15.000 jovens participaram de Camps Patriot, e em 2006 esse número aumentou para 30.000. Em 2006, o governo anunciou planos para realizar um acampamento no desfiladeiro. Políticos da oposição criticaram a natureza militarista dos campos.
Abkházia
Lei de 1995 sobre o Serviço Militar Universal determinou 18 anos como a idade mínima para o recrutamento. Meninos eram registrados junto das autoridades com a idade de 17,18 anos.
Houve alguns relatos de que os meninos menores de 18 anos tinham sido convocados ilegalmente para as forças de Abkházia ou liberados mediante o pagamento de subornos, incluindo na região de Gali sob o controle de Abkházia. As autoridades da Abkházia negaram que tivesse ocorrido uma tentativa de recrutamento em novembro de 2005.
Nas duas últimas séries de ensino, com idades entre 15 e