Recristalização
Universidade da beira interior
Biotecnologia
2014/2015
Relatório realizado por:
Pedro Morgado Nº 34266
Pedro Casalta Nº
Alexandre Santos Nº
Objetivo:
Nesta atividade laboratorial, pretendemos realizar a extração líquido-líquido, simples e múltipla, de um ácido orgânico em solução aquosa, para que se possa concluir qual dos dois tipos de extração é mais rentável.
Fundamentação teórica:
Para a realização desta atividade laboratorial é necessário saber a definição de alguns conceitos como: Extração líquido-líquido, extração simples, extração múltipla e lei de Lambert-Beer.
A extração líquido-líquido é uma técnica de separação de dois líquidos imiscíveis. Nesta atividade laboratorial são utilizados uma solução aquosa e um solvente orgânico.
Este processo é utilizado na química orgânica para a purificação e separação de certas substâncias e na extração de uma substância orgânica de uma solução aquosa usando um solvente orgânico que não se misture com a água.
A separação dos compostos é irá permitir aplicar a lei de Lambert-Beer, que está associada à espectrofotometria do visível.
A extração simples realiza-se num funil de separação. Este processo permite isolar uma substância dissolvida num primeiro solvente por meio de uma agitação com um segundo solvente imiscível com o primeiro, agita-se várias vezes com o funil virado com a rolha para baixo e abre-se a torneira depois de agitar para que haja libertação de um gás (está libertação está associada ao facto de os solventes utilizados serem muito voláteis, e sendo assim ter o cuidado aliviar várias vezes a pressão), quando não se liberta mais gás, agita-se mais uma vez e em seguida fica em repouso até que ocorra a separação completa das fases.
A extração múltipla em vez de ser apenas feita uma única extração (extração simples), são realizadas várias extrações com menores porções de solventes.
Este tipo