Reconto de Machado de Assis - A Cartomante - O mal entendido
878 palavras
4 páginas
COLÉGIO PEDRO IICAMPUS DE DUQUE DE CAXIAS
Reconto de Machado de Assis
A Cartomante
Por:
Marcela Borges
Vitória Mansur
Trabalho apresentado à professora Juliana Gelmini, na disciplina de Língua portuguesa e suas Literaturas.
TURMA 2106
Setembro de 2014
O conto escolhido foi A Cartomante. A história ocorre em uma cidade, no mês de novembro do ano de 1869. Rita, Camilo e Vilela são as personagens. Um narrador onisciente, que sabe de tudo (emoções, até pensamentos), narra na 3ª pessoa.
Após nossas modificações, a história passa a acontecer em Novembro de 2013. O narrador passa a ser personagem, pois colocamos Camilo narrando, por isso está na 1ª pessoa.
O Mal-entendido
Numa sexta-feira de Novembro de 2013, eu conversava com Rita pelo telefone, porém só conseguia rir de sua atitude do dia anterior: consultou uma cartomante!
Rita: Pode rir. Você não acredita em nada mesmo, né? Fui sim! E ela adivinhou por qual motivo a consultei. Disse: "Amor... você está afim de alguém.". Concordei e esperei até terminar de colocar as cartas, fez uma combinação que, sinceramente, eu boiei, e disse que eu tinha medo que você me deixasse de lado, mas que não ia acontecer.
Camilo: Puts, errou. (rindo)
Rita: Camilo, você sabe que com essas coisas não se brinca! Para de rir!
Camilo: Eu juro que não vou te deixar, que também gosto de você. Mas você teve uma atitude meio infantil, podia ter me perguntado. E você sabia que é perigoso andar por essas casas? Se Vilela visse...
Rita: Não fala isso! Tive cuidado.
Camilo: Onde é?
Rita: Aqui perto, em Caxias mesmo. Não tinha ninguém perto no momento. Não sou maluca!
Camilo: Acredita mesmo nisso?
Rita: Há muita coisa misteriosa e verdadeira nesse mundo. Se você não acredita, paciência. Mas ela adivinhou tudo. Estou tranquila e satisfeita.
Camilo: Então, ok! Vou desligar. Mas saiba que fico feliz por saber que correu esse risco por mim, mesmo não achando certo. Beijos.
Rita: Beijos. Quando