recontando uma historia
recontando uma histÓria
Desenvolver um Projeto Pedagógico para educação fundamental I
Projeto apresentado a UNIP como requisito parcial para aprovação na disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Carapicuíba
2013
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA E OBJETIVO
Durante muito tempo o ensino adotou práticas que privilegiavam o ensino homogêneo, as atividades baseadas na cópia e na memorização e o processo de ensino de codificar e decodificar a escrita. O país vivia em um regime autoritário e isso refletia na educação, o ensino da leitura e da escrita ficava em torno do “decifrar palavras”.
Hoje o ensino da escrita e da leitura é para se ter acesso à informação e interpretá-la, tomando decisões, fazendo exigências, saindo da passividade para atividade.
Iremos então desenvolver comportamentos leitores e escritores, aumentar os conhecimentos sobre a linguagem dos contos, expandir os conhecimentos sobre a escrita, produzindo um livro a partir da reescrita de uma história.
Projeto desenvolvido para o 2º ano do Ensino Fundamental I, e o tempo estimado é de três meses.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO
Ler é dar significados a partir de competências intelectuais, linguística, textuais, além do conhecimento prévio de mundo. Ler é sonhar, viajar, tornar o impossível em possível, é conhecer, aprender, atribuir sentido ao texto.
A concepção de leitura segundo Lerner:
Formar praticantes da leitura e escrita e não apenas sujeitos que possam “decifrar” o sistema de escrita. Formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro. Formar seres humanos crítico, capazes de ler entrelinhas e