Reconstrução teorico metodológica da geografia agrária
Resumo:
Este artigo é parte do esforço investigativo para disciplina Epistemologia e Técnicas do Pesquisar, do mestrando PDTSA- UNIFESSPA (Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais na Amazônia). Nosso objetivo principal é analisar o surgimento da Geografia Agrária como campo de estudo da Geografia, bem como as referências teóricas metodológicas que permeiam essa área.
A Geografia Agrária enquanto área de estudo geográfica pode ser avaliada segundo a trajetória dos diferentes trabalhos, temáticas e transformações metodológicas que a marcaram. O presente trabalho pretende identificar a Geografia Agrária no Brasil sua trajetória e transformações teórico-metodológicas.
A definição e periodização da Geografia Agrária no Brasil, bem como as influências de outras ciências nos estudos geográficos , serão os primeiros aspectos tratados neste artigo, em seguida abordaremos os desafios teórico-metodológicos da geografia agrária como nova área de conhecimento da geografia.
A metodologia para construção do artigo constitui-se de bibliográfica levantada sobre a temática e revisão do material utilizado na disciplina Epistemologia e Técnicas do Pesquisar, ministrada pelo Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.
Palavras Chaves: Geografia Agrária, epistemologia, reconstrução metodológica
Abstrat:
This article is part of the investigative effort to discipline Epistemology and Search Techniques, Master's students PDTSA- UNIFESSPA (Graduate Program in Territorial Dynamics in the Amazon). Our main goal is to analyze the emergence of Agricultural Geography as a field of study of geography as well as the methodological theoretical references that permeate this area.
The Agricultural Geography as a field of geographical study can be evaluated according to the trajectory of