Reconstruir as muralhas
Reinaldo B. Reis “Quando, pois, tocar a trombeta, de qualquer canto em que vós a escuteis, reuni-vos a nós. Nosso Deuscombaterá por nós.” (Ne 4, 14).
Colocar-se à escuta do Espírito é uma graça profética da qual a Renovação Carismática tem-se servido para ser educada na fidelidade aos projetos que Deus tem no Seu coração para que ela viva seu carisma de modo eficaz e útil a toda a Igreja.
Planejar, atuar, construir, anunciar, sem escutar o Espírito, é pautar em ações carentes de unção, em mero ativismo religioso, que pode ser vistoso e barulhento, mas que certamente logo se mostrará estéril do ponto de vista das intenções de Deus. Para que a labuta dos construtores não seja vã, é preciso que o Senhor construa a casa, edifique a obra (cf. Sl 127, 1a). E a obra de Deus não pode ser feita sem o poder de Deus, que nos é dado – conforme a promessa – no dom do Espírito! (cf. At 1, 4-8)...
Reunido em Fortaleza, de 08 a 12 de outubro de 2009, o Conselho Nacional da RCCBRASIL colocou-se, para o discernimento a respeito das atividades desse ano de 2010, em atitude de abertura e obediente escuta ao Espírito Santo. Desde a oração da manhã do primeiro dia, foi calando forte no coração dos conselheiros que o amor à Palavra de Deus – uma das consequências imediatas da experiência do batismo no Espírito Santo – deveria ser enfatizada em todas as instâncias e atividades da RCC, agora em 2010.
Entre outras moções relativas à Palavra, uma delas (e que foi interpretada como própria para o tema geral do ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO, em Lorena, no mês de janeiro) nos foi dada a partir do Livro de Neemias. Especialmente – mas não exclusivamente – naquilo que nos é narrado nos quatro primeiros capítulos (assim que for possível faça a leitura desses quatro capítulos; depois, com mais tempo, leia tanto o livro de Esdras como o de Neemias, inteiros; eles serão importantes para