Bizancio - history channel
Governado por líderes de poder absoluto e arquitetos que queriam sobrepujar Roma, os Bizantinos construíam o mais longo aqueduto do mundo, muralhas praticamente inexpugnáveis e uma colossal catedral que desafiava as leis da natureza.
Bizâncio era um estado grego fundado em 600 d.C pelo Bizas. Instalaram-se na região por causa de uma faixa de água que ligava a Ásia a Europa e o Mar Negro ao mediterrâneo. Essa faixa de água é o estreito de bósforo que significa “trilha do boi” pela mitologia.
Bizantino hoje significa inútil, velho, mas em 1100 anos o império não foi só o salvador da herança de lei e literatura, como aconteceu o cristianismo e nos deu artesãos, construtores e artistas que iluminaram a renascença e chegaram até o século 21.
2. HISTÓRIA
No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mediterrâneo, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma.
Em novembro de 324 d.c após duas décadas de feroz guerra cível o imperador Constantino conseguiu finalmente o controle de todo o império Romano. Era um líder de visão brilhante, estrategista e não tolerava limites.
O império era dividido em dois, Roma e Constantinopla, entretanto Constantino reunificou o vasto império e governou bem as duas metades. Era um político muito astuto e encarou o problema de administrar o enorme império.
Seis semanas após subir ao trono Constantino viajou para a ponta do império, um local remoto da Turquia de hoje, e traçou com a