reconhecedor de caracteres
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
ASSUNTO:
RECONHECEDOR DE CARACTERES
2ª Fase
BELÉM, JULHO DE 2013.
INTRODUÇÃO
A área de Processamento Digital de Imagens é uma área de interesse cada vez mais evidente devido a gama de aplicações nesse campo, como é o caso do aprimoramento da qualidade de impressão assim como a analise automática de informações extraídas de uma imagem. O PDI consiste basicamente em três fases: A aquisição, o Processamento e Saída. O objetivo dessa fase do trabalho consiste na definição dos caracteres, definição das dimensões e tamanhos das janelas a serem analisadas também na produção de um algoritmo que reconheça de forma efetiva outros caracteres inseridos em imagens distintas. Após o armazenamento e a conversão da imagem em formato de matriz, assim como uma filtragem de pixels, chegamos ao cerne do trabalho através de um algoritmo Heurístico de reconhecimento primitivo de caracteres da imagem que visa processar esta em busca da ocorrência de pixels mais significativos peculiares ao formato de cada caractere.
Seguiremos uma sequência de passos para melhor explicitar a proposta aqui aplicada.
ESTRUTURA DO TRABALHO
PROBLEMA
O problema é o ponto de partida, o objetivo do trabalho é solucioná-lo, para tanto, precisa-se reconhecer caracteres contidos num texto “escaneado” ou “printado” de maneira eficiente. Ou seja, o RECONHECEDOR DE CARACTERES deve VERIFICAR em uma imagem obtida, se há a ocorrência de caracteres de interesse.
AQUISIÇÃO
A aquisição da imagem foi feita através de um “print” de um texto redigido em um “bloco de notas”. Esta ação consiste em acionar uma tecla denominada “Print Screen SysRq”, muito comum em teclados no mundo todo e tem como característica a função de coletar em forma de imagem tudo que está sendo apresentado visualmente, naquele momento, em um monitor de um microcomputador ou notebook.