JANGO E O GOLPE DE 64
1. TEMA: JANGO E O GOLPE DE 64, UMA GRANDE CONSPIRAÇÃO A FAVOR DA POBREZA NO BRASIL. 2. PROBLEMAS: Como o idealismo socialista de João Goulart em oposição ao Golpe de 64 e os anos que o sucederam interferiram no processo da diminuição da pobreza?
3. JUSTIFICATIVA:
O presente estudo trás uma nova analise historiográfica de um dos momentos mais tensos da historia brasileira, num instantes muito perto de reformas importante para maior parte da população, interrompido e descontinuado pelo golpe de 1964, que implicou em uma serie de mudanças espelhadas na supremacia norte americana, que impossibilitou um avanço social. Neste sentido é importante suscitar os envolvidos e reavaliar os motivos e as consequências, que alias, por muito tempo foram simplificadas como um período de censura a imprensa e assassinato de estudantes e intelectuais. Simpatizantes do golpe sempre o defendem pelo prisma econômico do “milagre brasileiro”, do “Brasil-oitava-economia-do-mundo”, da consolidação do parque industrial, da defesa – nacionalista - da produção nacional, etc. Inquiridos sobre a violência do regime, os seus defensores ou dizem que foram abusos isolados ou justificam as ações dizendo que foram necessárias devido à “ameaça do comunismo“. Existe muito mais por detrás dos interesses da militares da preservação segurança e ordem nacional do que realmente é lembrado e divulgado.
4. OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL
Pretende-se, ao longo desta pesquisa, verificar a relação existente entre o aumento da pobreza no Brasil, e a interrupção das reformas de Jango.
4.2 OBJETIVO ESPECIFICO
Reavaliar as propostas do Governo João Goulart;
Relacionar as causas do golpes de 64;
Esclarecer os mecanismos de administração no pos-golpe;
Evidenciar o impacto na sociedade, principalmente as classes sociais mais abundantes;
5. METODOLOGIA:
A metodologia adotada para coleta de dados foi extensa